John Nicholson pinta o cotidiano carioca na exposição A Praia ( The Beach)

Artista norte-americano apresenta cerca de 30 cenas das areias do Rio, a partir de 02 de maio, no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

Há quase quatro décadas vivendo no Rio de Janeiro, o artista americano John Nicholson ainda se surpreende diariamente com a vitalidade e a beleza da cidade maravilhosa. A luz, os espelhos d’água do mar e da Lagoa, as sombras das montanhas que contrastam e emolduram o cenário. Cenas corriqueiras como o passeio no calçadão, o vendedor de biquínis, crianças brincando no mar e jovens se bronzeando na areia estarão reunidas na exposição A Praia( The Beach), em cartaz de 02 a 31 de maio, no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa.


A série de pinturas, que começou a ser desenvolvida em 2009, retrata bem o cotidiano das praias da Zona Sul. “Meu trabalho é sobre o meu autoexílio no Rio de Janeiro de luminosidade intensa, calor, com seus ritmos barulhentos e vitais. Gosto de captar a personalidade única da cidade”, resume o artista.

Formado em arte pela tradição norte-americana, em que realismo, fotorrealismo e pop art exercem forte influência sobre a pintura dos séculos 20 e 21, para John Nicholson, o mais importante nesse processo é poder utilizar a fotografia para capturar o indivíduo e lançá-lo no espaço pictórico, como se este fosse um espaço real, o seu habitat no dia-a-dia.



É por isso que o processo de criação do artista começa com a fotografia. Ele registra todas as cenas em diferentes horários, estações do ano e dias da semana, tanto no calçadão quanto nas areias do Leme, de Copacabana, de Ipanema e do Leblon. A partir das imagens, escolhe os ângulos preferidos, que servem de inspiração para as pinturas coloridas.  “Viver no Rio mudou o meu olhar. Aqui, com a orientação de Luiz Aquila e Claudio Kupermann, nos anos 1978 e 1979, pude ver essa cidade como algo plástico, que me envolvia como pintor. Lembra um pouco um filme do Kurosawa, em que a personagem caminha dentro de um quadro de Van Gogh. O Rio me dá isso.”

Com curadoria de Clarisse Tarran e texto de apresentação de Guido Cavalcante, a mostra reúne cerca de 30 pinturas a óleo produzidas nos últimos quatro anos. “John não se limita a pintar ou representar a percepção imediata da realidade à nossa volta, ao contrário, ele fragmenta ainda mais o curso dos acontecimentos, utilizando uma composição marcada pela sobreposição de espaços atuantes. Ele resumiu mais do que o tempo presente em seus temas”, escreveu Guido.

Além das praias vivas e iluminadas, poderão ser apreciadas na mostra algumas obras em que  o artista apresenta o contraste com a intimidade. Numa série de desenhos em aquarela, o personagem é uma bela mulher sozinha a caminhar pela praia e, em outra sequência  de obras, o cenário é  sua casa.  “Quero mostrar também  o outro lado mais íntimo e  constante”, diz John Nicholson.

O projeto “A Praia”( The beach), que também pode ser visto no Solar do Jambeiro, em Niterói, recebeu prêmio da Fundação de Cultura de Niterói e  tem a produção de  Marcia Zoé Ramos| Escritório de Arte.

SOBRE O ARTISTA
Nascido nos Estados Unidos, John Nicholson estudou no Programa de Artes Visuais da University of Houston e desde 1977 mora no Brasil. Foi professor do Parque Lage e, ao lado de Luiz Aquila e Charles Watson, deu aulas para inúmeros artistas da chamada Geração 80, entre eles Cristina Canale, Adriana Varejão e Daniel Senise. Já participou de mais de 50 exposições no Brasil, em locais como MAM-RJ, MAM-SP, Paço Imperial, Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República, Centro Cultural Cândido Mendes e Galeria Patricia Costa.

Serviço
“A Praia” ( The Beach), por John Nicholson
Local: Galeria de Arte  do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas  - Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Tel: (21) 2215-0621
Abertura: 02 de maio, às 16h
Período da mostra: 03 a 31 de maio
Horário de visitação: Terça a domingo, das 8h às 18h
Entrada gratuita

Texto: Frase Comunicação



  • Aproveite a oferta exclusiva do Hotel Urbano para o Rock In Rio 2015!



  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Seu comentário é bem-vindo! ;)

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

    Todos os posts

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    TOP 10

    Estudando para concurso? Compre sua apostila aqui!

    assine nossa newsletter!

    Formulário de contato

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *