FESTA DO DIVINO, EM PARATY, PROMOVEU ATIVIDADES RELIGIOSAS E CULTURAIS

Missas, ladainhas, leilões, rifas, bingos, bebidas, comidas e danças típicas e shows musicais agitaram a cidade.

Declarada Patrimônio Imaterial pelo IPHAN, a Festa do Divino, em Paraty, é uma das mais tradicionais e aguardadas celebrações religiosas do país. Realizada há mais de três séculos, a festa originária de Portugal celebra o Domingo de Pentecostes, que acontece cinquenta dias depois da Páscoa. De 22 a 24 de maio, as atividades religiosas e culturais incluíram missas, ladainhas, leilões, rifas, bingos, bebidas, comidas e danças típicas e shows musicais.

As atrações aconteceram no Centro Histórico de Paraty, e principalmente nos arredores e no interior da Igreja da Matriz de Nossa Senhora dos Remédios - a mais importante da cidade. As atividades também se estenderam para a Casa da Cultura de Paraty, que abriga, todos os anos, uma programação cultural que se integra à Festa do Divino e contribui para movimentar ainda mais a cidade. Os visitantes encontraram a Casa "vestida" com rosas vermelhas, fitas brancas, folhas de canela e as tradicionais bandeiras vermelhas nas sacadas coloniais. A Casa da Cultura de Paraty conta com o apoio da Fundação Roberto Marinho e da Prefeitura de Paraty, e tem as Organizações Globo como Patrocinador e o Grupo Águas do Brasil como Patrono, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Os preparativos para a Festa do Divino começaram um ano atrás. Nesta edição, o "grupo festeiro" que responde pelo planejamento da celebração é composto por sete mulheres da paróquia, que envolvem praticamente toda a comunidade e mobilizam dezenas de voluntários. A comissão da festa conta com mais de cem pessoas que trabalham durante todo o ano. Para o almoço do Divino cerca de 50 senhoras da paróquia cozinham durante uma semana para preparar mais de 6 mil pratos, são servidos no segundo sábado da festa. O destaque do almoço é a tradicional farofa de feijão, feita com a especial farinha de mandioca de Paraty.

Atribuída à Rainha Isabel (1271 - 1336), a Festa do Divino chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores e acontece em Paraty desde o século XVIII. Realizada no dia de Pentecostes (cinquenta dias após a Páscoa), a festa homenageia a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Por sua importância cultural, há dois anos foi declarada Patrimônio Imaterial pelo IPHAN e deve ganhar um Centro de Referência na cidade em 2015, resultado de um edital para apoiar e fomentar sua salvaguarda. A criação do espaço ficará a cargo da Secretaria de Cultura de Paraty.

Com recursos do IPHAN (75%) e da Prefeitura de Paraty (25%), em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, o Centro de Referência da Festa do Divino de Paraty foi instalado no salão da Igreja Matriz, onde houve uma exposição permanente dedicada à festa. No espaço, também foram feitos o levantamento, a catalogação e a digitalização dos acervos de documentos e fotografias das famílias dos festeiros - processo que inclui ainda a gravação em vídeo de depoimentos sobre esses acervos, para registrar a memória e a história oral da festa. O material deve inspirar e servir como base para a realização de novas exposições temporárias, com diferentes abordagens.

"O Centro constituirá um novo banco de dados sobre a Festa do Divino, que vem para complementar o arquivo da Paróquia. Com ele, esperamos divulgar de forma consistente e permanente esse patrimônio cultural tanto aos visitantes quanto aos moradores da cidade, ampliando, assim, ainda mais a percepção de sua singularidade e importância para a cidade", explica Cristina Maseda, secretária de Cultura de Paraty. O projeto de criação do Centro de Referência da Festa do Divino de Paraty também prevê a realização de três concursos fotográficos sobre a festa, seguidos de exposições, com categorias para crianças e adolescentes.

A Festa do Divino é uma realização da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios em parceria com a Prefeitura de Paraty.



Programação 2015 - Religiosa



DIA 22/05 - Sexta - feira

19h - Saída das bandeiras em procissão

19h30 - Missa Solene com Ladainha



DIA 23/05 - Sábado

07h - Distribuição de alimentos - Cantina da Paróquia

09h - Bando Precatório pelas ruas da cidade

12h - Bênção do almoço de confraternização do Espírito Santo - Igreja Matriz

19h - Saída das bandeiras em procissão

19h30 - Santa Missa e Ladainha. No final, Coroação do Imperador

21h30 - Danças para o Imperador



DIA 24/05- DOMINGO DE PETENCOSTES

06h - Alvorada Festiva

08h30 - Transladação do andor com o Resplendor do Divino Espírito Santo, juntamente com Imperador e seus Vassalos para a Igreja Matriz.

9h- Santa Missa Festiva

11h - Libertação do preso na antiga cadeia.

12h - Distribuição de doces para as crianças pelo Imperador na Casa da festeira

17h - Santa Missa de Ação de Graças com procissão e anúncio dos novos festeiros.



Programação 2015 - Cultural

Sexta 22/05
22h - Bicho de Pé (Forró)



Sábado 23/05
13h- Regra 3 (Chorinho)

12h - 17h - Recreação com os Bonecos Tradicionais (Boi, Miota e Cavalinho)

15h - Roda de Ciranda com o Grupo de Dança Balanceia na Ciranda

16h - Roda de Jongo Quilombo do Campinho

21h30 - Danças para o Imperador

Apresentação de danças tradicionais Marrapaiá, Dança das Fitas e Dança dos Velhos

23h - Art Popular (Samba)



Domingo 24/05
22h- Nako e Raphael (Sertanejo)



A programação completa está disponível no site www.paraty.com.br.





SERVIÇO

FESTA DO DIVINO

Casa da Cultura de Paraty

Rua Dona Geralda, 177 - Centro Histórico

Telefone: (24) 3371-2325




Paróquia Nossa Senhora dos Remédios

Praça Monsenhor Hélio Pires s/n.º - Centro Histórico

Telefone: (24) 3371.1467





Estela Andrade / Approach




  • Aproveite a oferta exclusiva do Hotel Urbano para o Rock In Rio 2015!



  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Seu comentário é bem-vindo! ;)

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

    Todos os posts

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    TOP 10

    Estudando para concurso? Compre sua apostila aqui!

    assine nossa newsletter!

    Formulário de contato

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *