Livro de poesia apresenta o amor em sua essência

Apresentar o amor como a essência do ser, dando movimento e forma à poesia em cada verso. Essa é a imagem que se encontra no livro bilíngue, português e espanhol, “Das raízes do coração”, da poeta Mariza Sorriso.

Para a doutora em literatura comparada e resenhista Alexandra Vieira de Almeida, a obra remete ao âmago do ser. Por meio da poesia, Mariza apresenta toda a sua paixão pelas coisas da vida, pelas pessoas, pelos gestos, como apresentado no poema “Enamorar-se”, que inicia o livro.

- A personagem do poema tem a abertura para a beleza da vida, que é luz, festa, movimento. A autora canta a essência que está nas virtudes belas como o amor. Este é fruto da transformação da dor em festa, em comunhão, em alegria – ressalta Alexandra.

A autora ainda mostra-se antenada com os tempos modernos, pois traz a “tecnologia poética” em forma de versos. No poema “GPS da alma”, ela une o tecnológico-material com o essencial, fazendo uma mistura entre o mais básico e o sublime, lembrando-nos de Drummond que sublimava o cotidiano a partir do lirismo poético.

O livro também apresenta a poesia metalinguística, ao dialogar com o leitor sobre o fazer poético, tentando compartilhar um pouco dos sentimentos que se tem diante dos versos. Por isso, o poema diz "Compor é como tomar café,/Nunca se sabe o gosto que virá”. Assim é a poesia, depende da inspiração, do dia, de como está se sentindo.

Sobre a autora
Mariza Sorriso é poeta e cantora premiada, atriz e bacharel em Ciências Econômicas. Nasceu em Petrópolis e vive no Rio de Janeiro desde 1985.  É a mentora e organizadora do EPLP - Encontro de Poetas da Língua Portuguesa (países CPLP) atualmente na IV Edição. Tem três livros solos de poesia e organizou três antologias internacionais. Apresenta-se em diversos eventos poético-literários no Brasil, América Latina, Europa e África e, em shows musicais temáticos de Samba e MPB.

A obra ainda traz na quarta capa a assinatura do grande poeta, compositor e sambista Nelson Sargento. Para quem não sabe, Mariza é também cantora. E quem a apresentou aos palcos foi Nelson, inclusive os dois cantaram juntos durante uma década. E a tradução foi feita pela própria Mariza e pela chilena Tita M. Calderón, licenciada em Línguas e Letras da Universidade Tecnológica de Chile.

Ficha técnica
Categoria: Poesia
Título: Das Raízes do Coração/ De Las Raíces del Corazón
Autor: Mariza Sorriso
Tradução: Tita Calderón e Mariza Sorriso
Publicação: 2017, editora Dowslley Editora
Tamanho: 21 cm
Páginas: 152 p.
Preço: R$30,00

 Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo! ;)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Todos os posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

TOP 10

Estudando para concurso? Compre sua apostila aqui!

assine nossa newsletter!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *