MARIANAS – Séculos de Paredes estreia no Parque das Ruínas dia 21

O Grupo Amanajé estreia, no dia 21 de fevereiro, o monólogo “MARIANAS – Séculos de paredes”, no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Com uma única atriz em cena, o espetáculo fala sobre a dependência emocional da mulher em relação ao ser amado.

A peça tem como ponto de partida as Cartas Portuguesas de Mariana Alcoforado, religiosa que viveu no século XVII e se apaixonou pelo Marquês de Chamilly, que lutou em solo português durante a Guerra da Restauração. Mariana era freira do Convento de Nossa Senhora da Conceição, em Beja, Portugal, quando escreveu as cartas.  “Amo-te mil vezes mais que a minha própria vida e mil vezes mais do que eu penso”, diz Mariana Alcoforado em uma das Cartas Portuguesas que narram a história de amor e são consideradas um clássico da literatura mundial.

O que acontecia quando meninas eram encerradas em conventos sem vocação religiosa por ordem dos pais? O que acontece quando mulheres do século XXI se aprisionam em nome da paixão em relacionamentos doentios? Sob a direção de Álexis Diogo, a atriz Helena Tojal traz à cena essas personagens femininas com o objetivo de provocar um debate sobre essas questões. Séculos de paredes culturais, comportamentais e religiosas encarceram mulheres ainda nos dias do hoje?

MARIANAS – Séculos de Paredes abrange ainda as consequências da opressão sofrida pelas mulheres nos séculos XVII e XVIII, como a manifestação exacerbada da sexualidade dentro dos conventos. O monólogo retrata a mulher daquela época, seus desejos, paixões, lutas e transformações até chegar na mulher contemporânea, que ainda sofre com a “doença da paixão”. O espetáculo traz relatos de mulheres que participam do grupo Mulheres que Amam Demais Anônimas (MADA) sobre a dependência emocional, o apego ao sofrimento e a recuperação da autoestima. Ao final da peça o público participa de um debate com a atriz e autora do espetáculo.

“MARIANAS – Séculos de Paredes” é uma realização do Grupo Amanajé com produção Cenna3 Imagem e Mídia e apoio de: Prefeitura do Rio de Janeiro, Ateliê Maria Ceiça, Mulheres que Amam Demais Anônimas (MADA) e Studio King Rock.

FICHA TÉCNICA

Texto e atuação: Helena Tojal
Colaboração: César Cardoso
Direção: Álexis Diogo
Preparação corporal: Well Santos
Cenografia: Filipe Cruz
Iluminação: Filipe Cruz
Produção: Cenna3 Imagem e Mídia
Foto/arte: RMNZ • FOTO
Realização: Grupo Amanajé

Serviço:
Datas: 21, 22 e 28 de fevereiro e 01 de março
Horário: às 19h30
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa
Rio de Janeiro / RJ

INGRESSOS
Inteira - R$ 30,00
Estudantes/maiores de 60 anos - R$ 15,00
Classificação: 16 anos
Duração: 50 minutos

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo! ;)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Todos os posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

TOP 10

Estudando para concurso? Compre sua apostila aqui!

assine nossa newsletter!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *